Cinco coisas para saber sobre o Câncer colorretal.

Por Dra Pamela Almeida - Oncologista do NOB - Cremeb 21702

colorretal

 1. O Câncer colorretal é o  tumor do intestino grosso, ocorre quando células crescem de forma descontrolada, formando tumores que possuem a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo.

 > È o terceiro Câncer em homens e segundo em mulheres no mundo.

> Graças a conscientização sobre a importância do screenings, a taxa de morte por câncer colorretal tem diminuído nos últimos 20 anos, com maior velocidade de redução nos países desenvolvidos.

 2. Os fatores de risco para o Câncer colorretal são: Idade > 50 anos e história familiar dessa tipo de câncer. 

 > Outros fatores de risco são: História de pólipos no intestino e reto, História de doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa), Obesidade, Sedentarismo, Tabagismo e uso de álcool, fatores dietéticos como alta ingesta de carne vermelha e processados.

 3. Para a maioria dos pacientes o screenings deve se iniciar aos 50 anos.

(Contudo se você possui história familiar ou outros fatores de risco deverá discutir com seu médico se deverá iniciar o screening mais jovens.

 4. Opções para screenings incluem: Teste de sangue oculto nas fezes e colonoscopia.

 5. Um dos  sinais mais comuns de câncer de cólon é a mudança do hábito intestinal ou sangue nas fezes. 

 > Outros sinais e sintomas são: Diarréia, Constipação ou sentimento de que o intestino não esvaziou completamente, Fezes mais escuras que o habitual, Gases e cólicas  frequentes, Perda de peso inexplicada, Fraqueza persistente (Anemia) e Vômitos.