POR QUE EVITAR PRODUTOS A BASE DE BPA?

bpa

Por Tatiane Rios - Nutricionista Oncológica CRN 2238

O bisfenol A (BPA) é a forma mais simples de se chamar o 2,2- (4,4'-hidroxifenilico) propano, 4,4'-isopropilidenodifenol, ou 2,2'-bis (4-hidroxifenil) propano. Ele é utilizado como um intermediário na produção de resinas epóxi que são utilizadas no revestimento interno para latas de alimentos e bebidas para proteger os alimentos do contato direto com o metal. Além dessas latas, ele também está presente em plásticos policarbonatos como em mamadeiras, revestimentos de proteção de embalagens, recipientes para alimentos, água entre outros.

Quando essas embalagens são expostas a temperaturas elevadas, elas liberam o bisfenol para os alimentos. As consequências da exposição ao BPA vêm sendo acompanhada por pesquisadores, instituições de pesquisa e órgãos regulamentadores. Estudos em animais demonstram que o BPA tem ocasionado efeitos negativos sobre uma grande variedade de processos fisiológicos, incluindo a reprodução, sistema nervoso e câncer.

Para identificar produtos que contenham bisfenol A deve-se observar nas embalagens a presença dos números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem do plástico, pois esses números representam que o material foi feito utilizando o bisfenol. Outra forma de reduzir o seu consumo é evitar aquecer alimentos em vasilhas plásticas e evitar consumir produtos enlatados.